HD = HARD DISK
LED = LIGHT EMITTING DIOD
PnP = PLUG and PLAY
USB = UNIVERSAL SERIAL BUS
PC = PERSONAL COMPUTERTION > COMPUTADOR PESSOAL
O Gabinete pode ser citado um exeplo de um carro. Gabinete da ideia de um capô onde fica o Motor.
Onde o Motor da a ideia dos componentes internos do Gabinete ☻
O gabinete é uma caixa metálica ( ou com elementos de plástico ) horizontal ou vertical (nesse caso, também é chamado de torre), em que ficam todos os componentes do computador ( placas, HD, processador, etc ).
O gabinete possui locais de encaixe para as placas e uma unidade de fonte elétrica, que converte a corrente elétrica alternada em corrente contínua para alimentar todos os componentes. Assim, a fonte de alimentação elétrica deve ter uma potência adequada para a quantidade de periféricos que se pretende instalar no microcomputador. Quanto mais componentes se deseja instalar mais potência será necessária.
Portanto, a placa-mãe os drives, o Hard Disk (HD ou Disco Rígido) e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por meio dela, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo.
Para ajudar a dissipar o calor gerado pela fonte elétrica, o computador tem um ventilador acoplado no processador (Cooler), que joga o calor para fora pela parte de trás e pelos orifícios existentes no gabinete.
Dentro do gabinete são instaladas as placas, que são grupos de circuitos eletrônicos que servem para comandar o computador e seus periféricos. As principais placas já vêm instaladas quando se compra o microcomputador, mas outras podem ser instaladas, para melhorar o desempenho, tais como placa aceleradora de vídeo ou placa de som.
Atualmente, o modelo padrão de gabinete é o ATX , pois o AT, apesar de ser ainda utilizado, foi descontinuado. É importante lembrar que o gabinete, a fonte e a placa-mãe precisam ser de um mesmo padrão, pois, se assim não for, acaba ficando praticamente impossível conectá-los.
Pode haver vários leds ("Light Emitting Diod" =diodo emissor de luz) no gabinete. São pequenos semicondutores que tem a capacidade de emitir luz visível, quandosubmetidos a uma corrente elétrica. São as"luzinhas" no gabinete do computador.
Externamente, na parte frontal, os gabinetes podem apresentar os seguintes botões e leds:
- Botão Reset
- Botão ou chave para ligar o computador ("Power")
- LED de "Power On"
- LED indicador de acesso ao Hard Disk (indica que o Hard Disk está sendo acessado).
O número de baias, localizadas na parte frontal do gabinete, pode variar. E é nesses espaços que os drives de CD, DVD e outros são encaixados.
Pode existir, tanto na parte frontal quanto na traseira do gabinete uma ou mais portas USB.
O objetivo do padrão PnP ("Plug and Play") foi capacitar um usuário inexperiente para instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente, sem complicações.
O USB, "Universal Serial Bus" é um tipo de conexão entre computador e periféricos que surgiu em 1995, a partir de um consórcio de empresas: a "USB Implementers Forum", formada por companhias como Intel, Microsoft e Philips, com o objetivo de desenvolver uma tecnologia que facilitasse a vida do usuário. Em pouco tempo surgia o barramento USB, que pode ser usado para instalar qualquer dispositivo que use esse mesmo padrão.
O periférico USB tem fornecimento de energia elétrica feito pelo mesmo cabo usado para o tráfego de dados, isto é, dados e energia chegam ao pc pela mesma porta USB à qual o equipamento é conectado no PC.
A porta USB tem capacidade para detectar o dispositivo conectado automaticamente, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo. Assim, a instalação de mouse, teclado, impressora, scanner, câmera digital, por exemplo, tornou-se simples.
A interface USB também possibilita conectar e desconectar qualquer dispositivo USB com o computador ligado, sem que este sofra danos, sem haver a necessidade de reiniciá-lo para que o aparelho instalado possa ser usado. (Antigamente, existia até o risco de curtos-circuitos, se houvesse uma instalação com o equipamento ligado).
Uma característica importante do USB é que sua interface permite que o dispositivo conectado seja alimentado eletricamente pelo cabo de dados, ou seja, não é preciso ter um outro cabo para ligar o aparelho à tomada elétrica. Mas, isso só é possível com equipamentos que consomem pouca energia, já que a corrente não admite mais que 5 volts.
É importante frisar que os cabos USB devem ter até 5 metros de comprimento pois, acima disso, o aparelho pode não funcionar corretamente. Caso seja necessário instalar dispositivos em distâncias longas, é recomendável o uso de hubs USB a cada cinco metros.